Saúde do Homem

O Cancro da Próstata é a quarta neoplasia mais frequente a nível mundial.

Segundo os especialistas, o individuo do sexo masculino deve marcar consultas de rotina pelo menos uma vez por ano, sobretudo depois dos 40 anos. Esta será a melhor forma de fazer um acompanhamento eficaz e prevenir as variadas doenças mais comuns nos homens. 

Dos vários problemas de saúde que poderão surgir ao longo da vida, os problemas urológicos são aqueles que mais obrigam a procura de cuidados médicos. 

Relativamente ao Cancro da Próstata, esta patologia é a quarta mais frequente a nível mundial. 

O seu diagnóstico e avaliação prognóstica, passam pela realização de uma biópsia randomizada por via transretal, porém existem limitações. As técnicas de biópsia com fusão de imagens de Ecografia e Ressonância Magnética (RM) apresentam uma taxa superior na deteção da doença, aliando a capacidade de localização de lesões proporcionada pela RM com a possibilidade de orientar em tempo real a zona a biopsar que a Ecografia fornece.

Fazer consultas e exames de rotina pode significar um diagnóstico atempado, evitando assim situações graves. O resultado do inverso, ou seja, de um adiar de marcação de consultas e exames acaba por originar uma mortalidade mais precoce, um diagnóstico de doenças mais graves e maiores taxas de hospitalização nos homens.



Saúde do Homem